Especialização em Direito na Europa: 10 universidades que oferecem bolsa
O Direito é um campo de estudo extremamente extenso e complexo. Desse modo, as universidades enfrentam uma grande dificuldade ao abordar determinadas temáticas com a devida atenção e profundidade já na graduação, oferecendo um panorama mais abrangente das naturezas do Direito. Esse fenômeno torna necessária a busca por cursos de especialização em Direito após o término da graduação.
De acordo com o Censo Jurídico 2017, realizado pela ProJuris, somente 32% de 391 profissionais ouvidos, não estão estudando no momento. 9% dos entrevistados estão cursando a faculdade, enquanto 59% estão se dedicando a cursos de pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
No entanto, este cenário não é o único desafio para os profissionais de Direito. Logo que deixam a universidade, com o diploma debaixo do braço, estes profissionais constantemente encontram um mercado um tanto resistente à inovação e à tecnologia.
Na era do WhatsApp, é urgente a demanda por profissionais especializados em Direito digital, por exemplo. Assim como é urgente que se saiba um pouco sobre marketing, gestão de pessoas, automação de processos, entre outros. Esse tipo de demanda é muitas vezes negligenciada pelos cursos de Direito, seja por falta de tempo hábil, ou qualquer outro motivo.
Portanto, sem uma boa especialização em alguma determinada do Direito, é muito difícil se destacar no mercado. Por isso, devido a essa busca por um diferencial competitivo para o advogado e também para o escritório, as salas de aula europeias têm conhecido cada vez mais estudantes brasileiros em busca de aprimoramento profissional e também realização pessoal.
Como funciona uma especialização na Europa
Há algumas diferenças entre o modelo de ensino superior europeu e o brasileiro. Essas diferenças se estendem desde as estruturas das grades curriculares, o tempo de duração dos cursos, até questões mais simples, como o nome dado aos cursos. Não se assuste, por exemplo, se ao chegar na secretaria da Universidade de Coimbra, em Portugal, e lhe disserem que seu doutorado, na verdade, chama-se doutoramento.
Na Europa, não existe pós-graduação. Ou melhor, existe, mas pós-graduação, na terminologia que conhecemos no Brasil, não. No velho continente, entende-se como pós-graduação como qualquer curso que vem após a graduação. A partir disso, pode-se escolher entre um mestrado, doutorado, pós-doutorado, ou outros cursos de especialização. Faz sentido, não?
Na escolha, deve-se levar em conta o foco que o profissional busca com a especialização. Os mestrados, de modo geral, são mais voltados para questões teóricas/práticas, enquanto os cursos de doutorado e pós-doutorado, por sua vez, possuem um foco mais voltado para a carreira acadêmica. Consulte a universidade de interesse para mais informações sobre cada curso.
Universidades para você ficar de olho
Separamos algumas universidades europeias que todo profissional de Direito deveria ficar de olho. Algumas delas oferecem bolsas para brasileiros, outras simplesmente são importantes demais para serem deixadas de fora dessa lista.
Universidade de Coimbra
Onde fica: Coimbra, Portugal.
Um pouco de história: o curso de Direito é o mais antigo da Universidade de Coimbra, fundada em 1290. Passaram por lá nomes como os escritores Eça de Queirós e o jurista Jorge de Figueiredo Dias, considerado o “pai do código penal português”. Curiosidade: Hogwarts, escola fictícia da série de livros e filmes “Harry Potter” foi inspirada na Universidade de Coimbra, onde J. K. Rowling deu aula.
Será que consigo uma bolsa? A Universidade de Coimbra oferece uma diversos cursos de especialização em Direito, como, por exemplo, mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais, Ciências Jurídico-Filosóficas, Ciências Jurídico-Históricas, Ciências Jurídico-Políticas, entre outros. Uma vantagem é que brasileiros podem ser admitidos na universidade por meio do ENEM.
City, University of London
Onde fica: Londres, Inglaterra.
Um pouco de história: Fundada em 1894, a City, University of London foi frequentada por personalidades como Tony Blair e Margaret Thatcher. Atualmente, atende cerca de 19 mil alunos.
Será que consigo uma bolsa? É possível concorrer para bolsas em especializações em Direito Comercial Europeu, Direito Marítimo e Direito na União Europeia.
Sorbonne
Onde fica: Paris, França.
Um pouco de história: a Sorbonne está entre as universidades mais antigas da Europa. Fundada no século XIII, é frequentada por aproximadamente 40 mil estudantes. Além de conceituadíssima no campo acadêmico, a Sorbonne é hoje um ponto turístico parisiense. Por lá, passaram nomes como Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Jacques Derrida, Honoré de Balzac, Roland Barthes, entre outros.
Será que consigo uma bolsa? Para o segundo semestre de 2017, a universidade tem bolsas previstas para cursos de mestrado e doutorado em Direito Francês e Estadunidense, em parceria com as universidades de Columbia e Cornell (EUA).
Comentários
Postar um comentário