Marcus Lemonis é um bilionário que investe e recupera empresas. Seu vasto conhecimento em gestão empresarial é divido com o público através do programa de televisão chamado “O Sócio”. Lemonis, em seu programa, destaca que os pilares para o sucesso de qualquer negócio são Pessoas, Processos e Produtos. Já escrevi sobre como aplicar esses princípios no escritório de advocacia e neste artigo vou trazer mais alguns ensinamentos de Marcus sobre Pessoas adaptados à realidade dos escritórios de advocacia.
1. LIDERANÇA:
Todo escritório deve ter uma liderança bem definida. Se você se considera um líder, precisa saber que: “Quando você é um líder você não culpa pessoas, você soluciona o problema”.
Liderar não é fácil e exige que a pessoa seja responsável pelos problemas e que foque em solucioná-los. Sempre existe uma maneira de prevenir e solucionar um problema, uma das funções do líder é encontrá-la.
Entenda que, por exemplo, mesmo que o estagiário ou a secretária sejam omissos em alguma tarefa, culpá-los não vai mudar o fato de que o escritório deveria ter um manual com os procedimentos de trabalho detalhados, o que evitaria o erro cometido.
Ser líder é oferecer condições necessárias de trabalho e saber conduzir a equipe para que produza conforme a expectativa do escritório.
Seja um líder e não um simples “chefe”.
2. CADA UM NA FUNÇÃO:
O gestor do escritório deve identificar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe e alocá-lo aonde mais poderá contribuir para o escritório.
Insistir para que alguém continue em uma função para a qual não se encaixa é perda de tempo e de recursos do escritório.
Além disso, todas as funções devem ser bem específicas e o colaborador deve conhecer suas atribuições e rotinas de trabalho, para que não haja retrabalho, omissão ou perda de tempo e recursos dentro do escritório.
Possuir funções bem definidas é um dos segredos para o sucesso do seu escritório.
3. RECONHECIMENTO:
Um dos maiores problemas dos escritórios de advocacia é a rotatividade de advogados e demais colaboradores. Uma das razões para essa rotatividade é a ausência de reconhecimento e incentivo por parte dos sócios.
Advogados associados ou contratados, estagiários, assistentes, secretárias, entre outros colaboradores, são aqueles que fazem o escritório andar.
Se você possui no escritório pessoas talentosas, esforçadas, que realmente vestem a camisa do escritório, reconheça o trabalho dessas pessoas.
Muitas bancas já possuem plano de carreira para seus colaboradores, se o seu escritório ainda não possui, pense a respeito. Se possui só no papel, faça funcionar.
Por fim, tenha sempre em mente que investir em pessoas é o mesmo que investir em seu escritório!

Carla Tupan
Consultora em Gestão Jurídica, especializada em Estratégia, Planejamento e Gestão dos Serviços. Advogada e pós-graduanda em Direito do Trabalho, com experiência como Controller Jurídico.
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